A Prefeitura de Paranaíba lançará a campanha “Agosto Lilás”, de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, nesta quinta-feira, 05, às 19h, pelo canal do Youtube da Prefeitura e repostado na página oficial do Facebook.
De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Wanice Luciana de Oliveira, as ações se estenderão durante todo o mês de agosto, iniciando com a transmissão ao vivo, apresentada pela advogada Draª Taís Seraguci, que também é apresentadora do programa “Mulheres que falam”, da rádio Difusora FM.
“A campanha é para conscientizar toda a população da violência doméstica contra a mulher; é uma grave violação aos direitos humanos que atinge mulheres do mundo inteiro. Podemos dizer que é uma pandemia de violência doméstica dentro da pandemia de COVID-19. Muitas vezes, este tipo de violência fica mascarado no limite da percepção da própria mulher, ou de terceiros, que não identificam as atitudes sofridas como uma agressão”, falou a coordenadora.
Além da live, no dia 10 será feita uma mobilização, às 9 h, na Praça da República. Para o dia 17 está programada uma ação junto ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) América. No dia 19 ação será junto ao CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social). No dia 24 a ação será junto ao CRAS de Lourdes. No dia 31, será feita uma carreata, às 9 h, saindo do início da Avenida Três Lagoas.
A Violência doméstica e familiar pode ocorrer de diversas formas e às vezes não deixa sinais visíveis. “Não tenha medo, não tenha vergonha, não se cale. Procure ajuda, denuncie. Procure apoio. Essa ação é uma ação de toda a população”, orientou Wanice.
Os canais de denúncia são: DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) pelo telefone (67) 3503-1266 ou 98105-1266; Polícia Militar, pelo 190; e CAM (Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência) no celular (67) 9 9966-6345.
Por Luana Chaves